Imposto de renda opções binárias 2022

Depois da turbulência de 2022, o que esperar dos BDRs em 2023? Veja análises.


Alternativa de investimento em renda varíavel registrou crescimento em número de investidores no ano passado.


Por Gabriela da Cunha, Valor Investe — Rio 10/01/2023 06h50 Atualizado 10/01/2023.


" Para quem pensa em investir em renda variável por meio dos BDRs, o setor de tecnologia continua com relevância para os investidores. A decisão de onde alocar recursos precisa levar em conta a posição das companhias no cenário macroeconômico global, que convive com a expectativa de juros em alta nos Estados Unidos. O impacto do câmbio - para o lado positivo e negativo - é outro fator importante ".


Essas eram as principais considerações feitas no início de 2022 por especialistas ouvidos pelo Valor Investe (relembre aqui) quando questionados sobre as expectativas para quem fosse investir indiretamente em ações no exterior, comprando recibos desses papéis aqui na B3.


O ano passou, com uma forte turbulência afetando os mercados globais. Apesar de perdas, houve muitos ensinamentos, e, também, ganhos — ainda que menos expressivos. E, apesar de tudo, os BDRs demonstraram força entre os investidores brasileiros. Mas, e em 2023? O que fazer?


A avaliação dos especialistas é de que o momento exige mais cautela e diversificação. As razões para isso, são explicadas, em partes, pelo que se vê olhando pelo retrovisor.


Como foi 2022 para quem investiu em BDRs?


No começo de 2022, a inflação crescente por aqui e as eleições indicavam para uma saída dos investidores dos ativos atrelados ao risco-país brasileiro para buscar proteção nos ativos da economia americana. E, para isso, o uso de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) ganhava evidência. Os BDRs são recibos de ações de empresas listadas no exterior, mas negociados na B3.


No entanto, à medida que o ano avançou, parte das expectativas em relação ao desempenho dos recibos não se concretizaram. “Não digo que foi uma frustração completa, mas o movimento do Federal Reserve frente à possibilidade de recessão nos Estados Unidos atrapalhou muito. O cenário de inflação e juros altos em uma economia resiliente é um pesadelo para o povo americano”, diz Sérgio Barreto, gestor do escritório Invest Smart, da XP, em Brasilia. “Os clientes que tiraram dinheiro de ações e investiram em BDRs tiveram de lidar com a volatilidade e os efeitos do risco sistêmico desse ambiente”, complementa.


A subida da taxa de juros orquestrada pelo Fed assustou. Teve também a guerra entre Rússia e Ucrânia no meio do caminho. Isso contribuiu para a queda acentuada entre os principais índices. O índice de ações de primeira linha dos EUA, o S&P 500, teve uma baixa de 19,4% em 2022 . Num cenário de queda firme das bolsas americanas, - o índice Dow Jones teve queda de 8,8% no ano e o Nasdaq recuou expressivos 33,1 % - somada ao desempenho menor das bolsas da China, sedes das principais BDRs negociadas na bolsa de valores brasileira, fez o principal índice da categoria da B3, que mede o desempenho das carteiras de BDR não patrocinados (emitido e garantido por uma instituição financeira) (BDRX B3), mergulhar numa queda de 28%.


“Desse total de perdas, devemos ressaltar que o impacto da valorização do real sobre o dólar foi de 5%. Ou seja, 18% das perdas do índice estão relacionadas à valorização do real sobre o dólar em razão do câmbio”, observa Celso Pereira, diretor de Investimentos da Nomad .


Nesse cenário, os BDRs de setores de tecnologia e commodities não entregaram bons resultados. O BDR da Tesla (TSLA34) perdeu 67%, o BDR da Meta Platforms (dona do Facebook, Instagram e Whatsapp) (M1TA34) também recuou 67%.


Siga o Valor Investe:


O aperto monetário e a atividade econômica nos Estados Unidos começando a perder o fôlego também penalizaram os recibos ligados a serviços de streaming. O BDR da Disney (DISB34), por exemplo, caiu 47% ano passado. “O consumo da população norte-americana , especialmente de renda baixa a moderada mudou, passando a focar em itens essenciais e de preços mais baixos. A queda dos BDRs é um retrato dos setores da atividade econômica que mais sofreram”, pondera Ariane Benedito, economista especialista em mercado de capitais .


Além desses, Bruno Mori, economista e sócio fundador da consultoria financeira Sarfin , destaca o fraco desempenho dos recibos ligados aos criptoativos e ao ESG, que ainda está ganhando regulação. Ao final de 2021, ambos os setores eram tidos como apostas merecedoras de atenção.


Mercado maior.


A desestabilização, no entanto, se deu mais em relação ao preço. O número de investidores em BDR da categoria não-patrocinado foi de 367 mil investidores em dezembro, ante 306 mil em dezembro de 2021, segundo a B3 .


Pereira, da Nomad , avalia que a alternativa de investimento no exterior consolidou-se como uma opção perene entre os investidores brasileiros. É bom lembrar que os recibos existem desde 2010, mas eram restritos aos investidores qualificados (aqueles que possuem R$ 1 milhão ou mais em aplicações financeiras). Com a abertura para investidores comuns também acessarem o produto de renda variável, o interesse pelos recibos registrou forte crescimento em 2021.


A vantagem ao investir nesse ativo é poder ter a exposição a um investimento no exterior sem ter de fazer remessas para fora. O investimento, no entanto, não é recomendado para os clientes considerados conservadores. Além disso, quem aplica em BDRs listados aqui, de acesso mais fácil, está sujeito a 15% de imposto de renda para qualquer valor.


“Os investidores que em 2022 migraram dos BDRs de empresas de tecnologia e inovação para investimentos de renda fixa atrelados ao CDI obtiveram o melhor resultado. Todavia, quem estava posicionado em BDRs dos setores de energia encerrou o ano com resultado muito superior ao tradicional investimento de renda fixa no Brasil”, observa Pereira, ao citar que o BDR da Exxon Mobil Corp (EXXO34) avançou 71%, e o BDR da Chevron Corp (CHVX34) valorizou-se 45%.


Perspectiva 2023 para os BDRs.


Apesar de tudo, os resultados de 2022 mostram que quem optou pela chamada “rotação setorial”, apostando em empresas de setores tradicionais da economia, como energia e serviços públicos, foram “mais recompensados (ou menos penalizados)” do que aqueles que ficaram com apenas em posições de empresas de setores como tecnologia. Mas, e em 2023? O que fazer?


“Para esse ano, ainda se espera bastante volatilidade e taxas de juros em processo de alta em lugares como Estados Unidos e Europa. Para renda variável, é preciso aguardar os sinais de inflação”, lembra Mori, da Sarfin.


“Teremos um longo ano de desafios pela frente, tanto aqui como lá fora. Mas a resiliência da economia americana continua . Isso deve sustentar a intensidade de clientes que vão tirar dinheiro do Brasil em busca de proteção. Então, apesar da crise, há oportunidades de BDRs com preços atrativos e, também, que pagam bons dividendos”, avalia Barreto, gestor da Invest Smart.


Ariane Benedito observa que, apesar dos resultados de 2022, existe um consenso que se repete nesse início de 2023. “Continuamos vendo Coca-Cola, Alphabet, Walmart, J.P Morgan, Goldman Sachs nas carteiras recomendadas. Além disso, não podemos esquecer que é nos momentos de crise que é a hora de comprar ativos de empresas boas e que estão subavaliadas."

Corretores de opções binárias para os Estados Unidos

Os melhores corretores de opções binárias para os Estados Unidos com análise abrangente e avaliações detalhadas Você já ouviu falar sobre ...