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Nissan Leaf 2023: preços e versões do elétrico japonês.


O novo Nissan elétrico chegou no Brasil! Aqui no Virgola, você vai descobrir tudo sobre preços, versões, itens e, claro, custo-benefício do compacto.


Nissan Leaf 2023: preços e versões do elétrico japonês.


Se você é um usuário de carros nos últimos anos, é bastante provável que você tenha se incomodado com o preço do combustível em algum momento. Independentemente de você dirigir um Chevrolet Onix Turbo que faz 13 km/L de gasolina na cidade ou uma Hyundai Tucson 2.7 V6 que faz algo em torno de 3 km/L de gasolina, o aumento no preço do combustível impacta negativamente o seu saldo bancário, proporcionalmente ao consumo do seu modelo.


Uma saída para fugir dessas flutuações é pensar em adquirir um modelo movido a eletricidade, mas essa é uma decisão não muito barata. Isso porque, historicamente, carros elétricos no Brasil possuem preços bastante salgados. Recentemente, surgiram algumas novas opções de elétricos, os quais apostam na economia e no menor valor de compra. São exemplos o Renault Kwid E-Tech e o Chery iCar.


Mesmo sendo consideravelmente mais baratos do que outros modelos elétricos do mercado, eles ainda são relativamente caros. O Kwid, que ostenta o título de elétrico mais barato do país, cobra R$146.990, praticamente o dobro do preço da versão topo de linha à combustão, o Outsider, que sai da concessionária por R$73.890. As discussões sobre carros elétricos no Brasil giram em torno, principalmente, do preço alto para adquirir um elétrico, nas dificuldades logísticas associadas ao uso diário de um carro elétrico no país e na questão do uso e descarte das baterias usadas nos modelos.


Sendo relativamente nova, a tecnologia envolvida nos carros elétricos causa dúvidas nos potenciais comparadores, assim como ocorreu - e ainda ocorre, em menor escala - com o surgimento de pequenos motores turbo alimentados. Uma alternativa que a indústria automotiva encontrou foi investir em conjuntos motrizes híbridos, que unem motores à combustão e elétricos, para trabalharem juntos. Essa junção, no geral, resulta em ganhos tanto de desempenho quanto de consumo, e se mostrou um bom caminho para apresentar a propulsão elétrica para o público com um impacto menor, pois não é algo tão diferente de um motor puramente movido a combustível fóssil.


Não é difícil observar que o setor está trilhando um caminho rumo à eletrificação. Na Europa, por exemplo, já está estipulado prazo para o fim do comércio de modelos movidos à combustão. A partir de 2035, todos os carros novos vendidos no velho continente serão elétricos. A Volvo, importante marca sueca, possui também metas ambiciosas nesse sentido: até 2030, pretende ter apenas modelos elétricos no seu portfólio.


Esse último parágrafo pode não agradar os amantes do automobilismo, mas para o usuário comum, o qual enxerga o carro apenas como um meio de transporte, a popularização dos elétricos, processo que deve ocorrer ao longo da próxima década, provavelmente vá ser benéfica, financeiramente.


Tendo feito esses apontamentos iniciais, vamos falar sobre a estrela dessa matéria: Nissan Leaf. Se você se surpreendeu com o preço alto do Kwid elétrico, certifique-se de estar sentado para ouvir o do elétrico japonês! Se você quer um Leaf para chamar de seu, prepare-se para desembolsar R$298.490.


Lançado mundialmente há um pouco mais de 10 anos, o modelo figura entre os elétricos mais vendidos desde seu surgimento e é comumente usado para responder argumentos relacionados à durabilidade da bateria, uma vez que existem diversos relatos de proprietários de Leafs com mais de uma década de uso que não apresentaram quaisquer problemas relacionados a capacidade de carga armazenada.


Se o modelo assusta no preço, ele tenta ganhar o público com sua tecnologia. De fato, a Nissan se esforçou bastante quando lançou o modelo no Brasil, em 2022, para que ele fosse um destaque nesse quesito. Infelizmente para a marca japonesa, depois de quatro anos de mercado, as novidades tecnológicas que o modelo ostentava se tornaram relativamente comuns em modelos que custam praticamente metade do preço do hatch médio da Nissan e acabou sobrando para ele apenas um único diferencial, que é ser elétrico.


Agora, vamos te apresentar dados técnicos do modelo e te contar o porquê, a não ser que você se encaixe em um caso muito específico, o Nissan Leaf pode não ser o carro ideal para você.


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Versões e preços do Nissan Leaf 2023.


Versão Preço de Tabela da Nissan Leaf My23 Elétrico Automático R$ 298.490.


Desempenho, consumo e custos do Nissan Leaf 2023.


Quando se trata de modelos elétricos, não temos um motor convencional, mas sim um motor elétrico ligado a uma ou mais baterias. No caso do Leaf, o modelo oferece bateria de 40 kWh e o conjunto gera 150 cavalos de potência. O sistema elétrico entrega o torque de maneira instantânea e empurra o modelo da inércia até os 100 km/h em rápidos 7,9 segundos. Se, por um lado, os modelos elétricos abrem mão de parte da “experiência” de dirigir, por outro lado eles entregam desempenho melhor do que boa parte dos modelos movidos à combustão.


Em relação ao consumo, o fato de o Nissan ser elétrico também complica um pouco o entendimento. Isso porque, normalmente, a medida usada é de km por litro, o que não vale para elétricos, pois não usam combustível líquido. Para determinarmos o consumo, devemos dividir a autonomia do modelo pela capacidade da bateria. No caso do Leaf, ele possui autonomia de 272 km e capacidade da bateria de 40 kWh. Isso nos gera um consumo de, aproximadamente, 6,8 km por kWh. Para ter uma noção do quanto você gastaria por km rodado, é só dividir o preço de um kWh na sua região por 6,8. Por exemplo, se o kWh custa R$ 0,68, o preço por km rodado seria de R$ 0,10. Para rodar 100 km, você gastaria 10,00 reais.


Para título de comparação, vamos calcular o preço por km rodado do Chevrolet Onix Turbo Manual, um dos modelos mais econômicos do mercado brasileiro. Como já foi dito, o modelo consegue médias de 13,1 km/l de gasolina na cidade. Considerando o valor médio da gasolina no Brasil de R$4,96, no momento que escrevíamos esse texto, um dono de Onix gasta aproximadamente R$ 0,38 centavos para cada km rodado. Para rodar os mesmos 100 km do Leaf, seria gasto um total de R$ 38,00, valor quase quatro vezes maior.


O baixo custo por km rodado é o grande trunfo dos modelos elétricos e é, também, o principal atrativo. Se você procurar pelo Leaf no site da Nissan, vai encontrar uma calculadora na qual você pode inserir dados e descobrir o quanto você estaria economizando ao usar o modelo elétrico ao invés de um a combustão. O mecanismo é parecido com o que foi exposto acima, mas de maneira mais rápida.


Usando esse mecanismo, podemos ver que, para alguém que roda 10.000 km anuais, o uso do Nissan Leaf economizaria, ao final dos 12 meses, R$2.846,15. De fato, esse é uma diferença boa, mas se pensarmos que a diferença de preço de compra entre o Onix LT Turbo Manual (R$91.190) e o Nissan Leaf (R$298.490) é de R$207.300, percebemos que a economia por km rodado representa pouco mais de 1,3% do valor adicional que precisará ser pago na hora de adquirir o veículo.


A história melhora um pouco quando pensamos em um perfil de uso diferente, no qual o usuário roda 50.000 km por ano. Nesse caso, a economia gerada seria de R$ 14.230,77, valor mais representativo, porém ainda exageradamente distante da diferença de preço entre os dois modelos.


O ponto é que, quanto mais você roda, mais você economiza, mas o preço para adquirir o modelo da Nissan é extremamente alto. Se a pessoa está pensando em comprar o modelo apenas para gastar menos e possui os quase R$300.000 disponíveis para isso, uma alternativa financeira seria comprar o Onix e investir os outros R$ 207.300 para seu dinheiro render. Por exemplo, com a Taxa Selic no valor atual de 13,75% ao ano, esse investimento renderia R$28.503,75 ao final de 12 meses. Usando a calculadora da Nissan, vemos que, para economizar um valor próximo desse rendimento em 12 meses, a pessoa precisaria rodar cerca de 100.000 km no ano.


Pensando de uma maneira puramente econômica, levar para casa o modelo da Nissan não faz sentido para muitas pessoas. Existem, claro, outros motivos os quais podem levar alguém a comprar o modelo, mas essas análises feitas acima certamente foram feitas por vários potenciais compradores do modelo e isso é refletido nos números de vendas do elétrico japonês. De acordo com o relatório da FENABRAVE de novembro de 2022, o modelo acumulava, desde janeiro até o mês da publicação, 341 unidades vendidas. A título de comparação, o Jeep Commander, modelo que atinge R$314.990 na versão topo de linha, acumulava, no mesmo período, 20.074 unidades.


Equipamentos do Nissan Leaf 2023.


O modelo é bastante equipado, chegando apenas em pacote fechado, sem opcionais. Esse pacote, em questão de segurança, entrega 6 airbags, controles de tração e estabilidade, faróis de LED, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, sistema de frenagem autônoma, alerta de ponto cego e limpador do vidro traseiro. Esse conjunto de equipamentos levou o modelo da Nissan a conquistar nota máxima nos testes de colisão da EURO NCAP.


Em relação aos itens de conforto, o modelo conta com piloto automático adaptativo, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho e iluminação para motorista e passageiro, ar-condicionado automático, ajuste de altura do volante (não possui o de profundidade), volante multifuncional revestido em couro, ajuste de altura do banco do motorista, aquecimento dos bancos dianteiros, bancos em couro, descansa braço central dianteiro, rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor eletrocrômico, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do bocal de abastecimento, alarme, chave presencial com partida por botão, limpador de parabrisas automático, acendimento automático dos faróis, farol alto automático, computador de bordo e sistema de câmeras 360º. Como podemos observar, o modelo deixa de oferecer alguns itens comuns em modelos muito mais baratos que ele, como sensores de estacionamento, freio de mão eletrônico e partida remota.


Falando do que o modelo oferece no quesito da conectividade, o pacote de série entrega central multimídia de 8 polegadas com rádio, conexão bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular. Além disso, o modelo entrega painel parcialmente digital com tela de 7 polegadas. Vemos aqui que, para um modelo lançado em 2022, ele atende às expectativas, porém, para 2023, o modelo não oferece nada que não se encontre em modelos de pouco mais de R$100.000, como o Volkswagen Polo Highline.


Conclusão do Nissan Leaf 2023.


O Nissan Leaf, provavelmente, pode não ser o carro ideal para você. Se você está pensando no dinheiro que vai economizar, alguns cálculos te apontam que o preço de compra dele estragam a experiência de custo-benefício do modelo.


Se você faz questão de comprar um elétrico, existem vários outros no mercado por preços bem menores do que o Nissan Leaf 2023. Por cerca de R$150.000, você pode levar um Kwid E-Tech ou um Chery iCar. Entre R$200.000 e R$260.000 você encontra modelos como Peugeot e-208 e e-2008, Renault Zoe e o Mini Cooper S E.


Colocando tudo no papel, é um tanto quanto difícil justificar a aquisição de um Nissan Leaf. Se o seu sonho é sair todo dia na garagem de casa e admirar o bonito design do hatch antes de começar o dia, então recomendamos que vá em frente! Mas se você quer economizar, ou sentir-se bem por rodar sem emitir gases tóxicos na atmosfera (mas não faz questão de viver isso em um carro da Nissan), então você estará bem servido por muitas dezenas de milhares de reais a menos em algum outro modelo do mercado.


E aí, vale a pena para você? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Nissan Leaf 2023 na sua região? A negociação é com a gente.

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